Frank Eler Marketing & Consultoria | Acessoria para micro, pequenos e médios empreendimentos

A diferença entre comarketing e cobranding

Frank Eler      terça-feira, 1 de novembro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

A diferença entre comarketing e cobranding

Antes de escrever sobre este assunto, procurei pesquisar em diversos sites de tendências de marketing e particularmente não encontrei muita coisa nova sobre o assunto, resolvi buscar nos já conhecidos livros acadêmicos de Kottler, Keller e etc.

 

A diferença entre comarketing e cobranding

 

Descobri que comarketing não é algo exatamente novo, mas as empresas continuam utilizando-o, apenas não é muito falado.

 

O Comarketing ou do inglês, collaborate-marketing é quando duas empresas distintas atuam de forma conjunta para promover um produto/conteúdo, através do cobranding e desta forma partilhar os resultados deste plano colaborativo.

 

Portanto o comarketing não é uma ação única e são necessários diversos passos de ambas as empresas para poder sair do papel.

 

Comarketing e cobranding andam juntos, mas não são a mesma coisa!

 

O cobranding pode ser exemplificado pela parceria Apple-Nike, onde a Nike possui o NIKE+, um chip/app para corredores, e a Apple entrou como parceira de marca para promovê-lo em sua App Store e comunicação.

 

No comarketing um produto ou conteúdo em conjunto é desenvolvido por ambas as empresas.

 

Para exemplificar seria como se a mesma parceria fosse além da comunicação do NIKE+ e um blog de conteúdo fosse criado por ambas, com assuntos variados englobando o mercado consumidor dessas duas empresas, isto é comarketing!

 

Um dos cases mais famosos de comarketing é o Programa Intel Inside, iniciado pela Intel, em 1991, que estabeleceu parceria com diversas fabricantes de computadores, através do fornecimento de processadores para suas máquinas e em troca os fabricantes endossavam seus produtos com um selo escrito “Intel Inside”, economizando milhões em publicidade.

 

Este selo se tornou sinal de qualidade e perdura até hoje nos notebooks e desktops vendidos pelo mundo.

 

Ok, já sei o que é comarketing e cobranding, mas como começar?

 

Simples, procure um parceiro que queira atingir o mercado consumidor que você possui, mas que não seja um concorrente e ambos se beneficiarão desta parceria.

 

Além disso, é importante que a empresa parceira possua um produto complementar ao seu e seja referência naquilo que faz, em contrapartida sua empresa terá que oferecer algo que desperte a atenção do parceiro e seja uma relação “ganha-ganha” para ambos.

 

Após encontrar o parceiro ideal, discutam a estratégia, quais ações serão realizadas, qual o conteúdo, quais os objetivos, em resumo é um plano de marketing, porém feito a quatro mãos.

 

Desde o princípio deixe todos os pontos do acordo muito claros, o contrato de parceria é muito importante e será o guia para as duas empresas se balizarem ao longo da campanha.

Comentários