Frank Eler Marketing & Consultoria | Acessoria para micro, pequenos e médios empreendimentos

A evolução do marketing

Frank Eler      terça-feira, 1 de novembro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

O novo conceito de Marketing está cada vez mais se consolidando, para explicá-lo melhor é preciso retomar os outros conceitos aplicados e entender quais foram as transformações que ocorreram ao longo do tempo.

 

evolução do marketing 3.0

 

Podemos dizer que o surgimento do Marketing se deu na Revolução Industrial, onde as ações eram voltadas ao produto, com o simples objetivo de vendê-los, sendo o mercado atingido os compradores em massa e visando atender suas necessidades físicas do dia-a-dia.

 

O Conceito chave a ser seguido era principalmente o desenvolvimento do produto e cabia à área de marketing definir quais seriam estas especificações, desta maneira a proposição de valor era plenamente funcional e objetiva, não havendo praticamente nenhuma interação com o consumidor para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

 

A partir dos anos 90 foi iniciado o Marketing 2.0, ou a Era do Marketing centrado no Consumidor.

 

Esta nova forma tinha como principal objetivo satisfazer e reter os clientes consumidores através principalmente do uso das tecnologias da informação.

 

O mercado consumidor já era visto através de uma ótica em que agregava coração e mente, ou seja, atributos subjetivos e objetivos.

 

O principal conceito explorado nesta fase era a diferenciação, não bastava seu produto entregar o esperado, precisava entregar mais que seu concorrente.

 

A função da área de marketing não estava restrita somente ao produto, mas também era responsável pelo posicionamento da empresa e a sua força de marca.

 

A proposição de valor devia agregar tanto fatores funcionais quanto emocionais, estando assim alinhada com o atual mercado consumidor e por fim, a interação com o consumidor já começava a ser mais exclusiva, através do relacionamento um-para-um.

 

A partir da década que se iniciou em 2010, estava claro que os conceitos de marketing haviam evoluído e podem ser chamados, agora, de Marketing 3.0, a Era dos Consumidores altamente Conscientes, o marketing que rompe a barreira do consumidor e é centrado no ser humano em si.

 

O Marketing 3.0 tem como objetivo central fazer um mundo melhor, onde a principal força é o alto desenvolvimento tecnológico.

 

O mercado consumidor agora possui além do coração e a mente, o espirito.

 

Ele possui crenças e filosofias de vida que são compartilhadas com os produtos e serviços que ele consome ao longo da vida.

 

O conceito chave a ser explorado, são os valores que a marca transmite, se diferenciar de seus concorrentes já não basta, é necessário que sua marca tenha valores muito bem definidos

 

A colaboração, comunitização e construção de caráter são os conceitos chaves do para o presente e futuro.

 

No pilar da colaboração a interação com o consumidor se torna co-criativa, ou seja, o seu consumidor ajuda a criar o produto e serviço, ele é a principal ferramenta de criação do seu produto.

 

A colaboração muitos-para-muitos é uma realidade.

 

O pilar da Comunitização envolve a nova forma a qual estão agrupados os consumidores, ou seja, não somente por atributos demográficos, mas também por gostos e comportamentos, principalmente.

 

A criação de caráter transcende do consumidor que apenas possui características racionais e emocionais e chega a um ponto em que ele tem que ser encarado pelas empresas como um ser humano completo, ou seja, além das decisões que ele faz baseados em atributos do produto ele também escolhe através do seu estilo de vida, estado de espirito e como aquela marca esta alinhada com ele através da missão, visão e valores.

 

Os 10 Conceitos do Marketing 3.0

 

1: Ame os seus clientes e respeite os seus concorrentes.

 

2: Seja sensível a mudanças e esteja pronto para se transformar.

 

3: Proteja seu nome, deixe claro quem você é.

 

4: Consumidores são diferentes; procure primeiro aqueles que podem se beneficiar mais de você.

 

5: Ofereça sempre um bom pacote a um preço justo.

 

6: Esteja sempre disponível, espalhe as boas notícias

 

7: Consiga clientes, mantenha-os e cultive-os.

 

8: Não importa o que você faz, a partir de agora, será um serviço.

 

9: Aperfeiçoe sempre seu processo de negócio em termos de qualidade, custo e entrega

 

10: Colete informações relevantes, mas use a sabedoria para tomar a decisão final.

 

Caso seu negócio ou comercio ainda não tenha presença online, conheça a plataforma OMB100, lá você pode fazer um teste GRÁTIS por 7 dias.

 

Qualquer dúvida é só falar com o suporte ao vivo lá dentro da plataforma, ou pode fazer contato comigo que lhe ajudarei a solucionar qualquer dúvida.

 

O que não pode acontecer, é você ficar fora desde mundo de oportunidades!

 

 

Comentários