Frank Eler Marketing & Consultoria | Acessoria para micro, pequenos e médios empreendimentos

As melhores dicas para escolher um nome inesquecível para seu negócio

Frank Eler      sábado, 24 de outubro de 2015

Compartilhe esta página com seus amigos
Dar um nome para um filho, é a primeira coisa que os pais fazem na hora que descobrem o sexo, aliás já tem o nome em mente. E quando se trata de  criar uma empresa ou negócio, a coisa deve funcionar mais ou menos do mesmo jeito certo?


Mais criar um simples nome empresarial não é tão simples como parece, porque aqui no Brasil existem mais de 18 milhões de empresas registradas, e criar um nome novo será complicado.


Várias dúvidas surgem nesta hora, como por exemplo saber onde vai atuar, quem vai atender, se vai ser um negócio local, se vai ser multicanal, se vai ser só loja fisica ou online, se coloca nome em portugues ou ingles, se utiliza siglas e por ai vai...


Mais não se preocupe, vou lhe dar agora 7 dicas que irão facilitar muito para você !

Leia:

1) Ter visão é essencial


Ter objetivos e metas é essencial antes de abrir sua empresa ou negócio, é preciso ficar bem claro qual é a sua visão e traçar uma meta do que você quer ser e onde quer chegar.

É preciso saber qual o valor sua empresa ou negócio vai entregar para o cliente, é preciso conhecer os benefícios e explora-los. Foco é indispensável para seu sucesso.

Crie um slogan, e faça dele uma regra na sua empresa.

 

2) Invente, tente, faça algo diferente!

 

Mesmo entre milhões, exatos 18 milhões de empresas, ainda assim é possivel ser único neste enorme universo.

 

O seu proprio negócio pode lhe dar dicas de nomes criativos e diferentes.

 

Veja esses exemplos:

 

Nome por Segmento: Você pode usar um nome relacionado ao seu negócio e acrescentar algo a mais  e assim criar uma marca forte e fácil de ser lembrada.

 

Um exemplo é o aplicativo 99Táxis, que é usado para pedir táxi através de smartphones.

 

Nome Por Regionalização: Muito usado por empresas que querem ter um destaque local, por exemplo uma farmácia que fica no bairro chamado São Francisco, surge Farmácia São Francisco, tornando-se assim uma referencia naquele bairro.

 

Nome Por Público:  Neste segmento você vai criar um nome focado no seu publico alvo.

 

Se for roupa para bebê por exemplo um nome do tipo, Loja do Bebê, Cantinho do Bebê.

 

Se for uma peixaria, pode ser Dona Tilápia e assim vai, é só usar a sua criatividade!

 

Nome  Por Produto: Neste segmento você deve ser claro e direto facilitando o consumidor entender do que se trata seu negócio. Exemplo: Casa da Panqueca, Casa da Pizza, Ponto do Espeto, Disk Cerveja Ligeirinho

 

Nome  Por Inovação: Um dos exemplos inovadores é o Instagram que queria ter um nome que lembrasse algo como "Gravar" alguma coisa "Aqui e Agora" e aí está um nome forte e muito chamativo.

 

3) Acerte no alvo

 

Criar siglas usando iniciais de nomes é uma excelente opção pois são lembradas facilmente e são fáceis de falar

Alguns exemplos de marcas com siglas:

SBT : Sistema Brasileiro de Televisão

GM: General Motors

P&G: Procter & Gamble Company

Adidas: Vem do nome do Alemão Adolph Dassler, “ADI”, apelido de Adolph, e “DAS” iniciais de Dassler.

Tam: Taxí Aéreo Marília

3M : Companhia de Mineração e Manufatura de Minnesota

Asics : O nome Asics foi baseado no ditado em latim “Anima Sana In Corpore Sano” (Mente sã, corpo são, na tradução para o português).

BMW: É a abreviação de Bayerische Motoren Werke que, em português, significa Fábrica de Motores da Baviera.

C&A : A sigla é resultado da união das iniciais dos nomes dos fundadores da rede, os irmãos Clemens e August.

Fiat: O nome vem de Fabbrica Italiana di Automobili-Torino (Fábrica Italiana Automóveis Turim, em português)

 

4) Pesquise com seu público

 

Uma forma excelente de escolher o nome de sua empresa ou negócio é simplesmente fazer uma pesquisa com o seu público, o pontos a serem observados são:

 

- Como o nome será pronunciado pelo seu público.

 

- O que ele acha que é sua empresa pelo nome.

 

Mesmo que não consiga um nome relacionado ao seu ramo de negócio, procure um nome de pronúncia fácil e forte, assim sua marca será facilmente lembrada.

 

Um exemplo é a cola Super Bonder, um nome pequeno e marcante, a marca Avon, que nada mais é do que a palavra "nova" ao contrário.

 

5) Não canse de pesquisar

 

Pesquisar é a chave para chegar a um nome marcante, pesquise seus concorrentes ou  empresas do seu ramo, quais as cores eles usam, quem são seus clientes, o que eles usam, pesquise qual a classe social e econômica deles.

 

Pesquise sobre o significado das cores e como usa-la na sua loja, no seu site, comunicação visual, planfleto, cartão etc..

 

Por exemplo, açougue deve usar o vermelho porque lembra carne fresca.

 

No universo dos negócios cada cor tem sua psicologia, veja algumas:

 

Azul : significa honestidade, lealdade, conservadorismo e responsabilidade

 

Vermelho: significa paixão e ação. Indicado negócios como cachorro quente, fast food e algo que envolva ação e velocidade.

 

Verde - Siginifica segurança, equilíbrio, crescimento e riqueza.

 

Laranja - Significa otimismo e positivismo. É indicada para o ramo de alimentação, comunicação e interação social, restaurantes e ongs comunitárias.

 

Amarelo - Significa estimulo para a mente, associa-se com a lógica, e auxilia na hora da decisão. O amarelo é recomendado para networkers, jornalistas, professores, animadores e palhaços. Mais cuidado ao usar o amarelo, em demasia pode produzir ansiedade.
 

 

Preto - Significa poder, seriedade e elegância
 

 

Branco - Significa segurança e conservadorismo, se quer se destacar, o branco não é a cor recomendada.
Proseguindo...

 

Se deseja atigir o mercado internacional preste atenção também na pronuncia e na tradução do nome de sua empresa para não ser prejudicado com nomes cujas traduções possam ter pronuncias desagradáveis e acabar prejudicando sua marca.

 

6) Faça uma lista (Tempestade de idéias)

Fazer uma lista com dezenas ou até centenas de nomes é a melhor dica na hora de criar e decidir qual será o nome mais marcante.

 

Peça opinião de todos que farão parte de seu negócio, ou até mesmo de parentes e amigos, não deixe nem um nome de fora, toda idéia é válida e mesmo que não seja o que você está procurando pode servir para a criação do nome de sua empresa ou negócio.

 

Então agora é só colocar a mente para funcionar e juntar as idéias !

 

7) Seu dominio está liberado?        

Depois de tudo pronto e escolhido o nome, agora é hora de registrar esse nome para que não corra o risco de sua marca ser copiada, ou mesmo saber se você não criou um nome que já existe e já está registrado.

 

E para fazer isso é só você pesquisar no INPI, é ele que controla o registro de marcas e patentes no Brasil.

 

A sigla INPI significa Instituto Nacional de Propriedade Intelectual e só ele tem autonomia para registrar o nome de sua marca.

 

Para fazer uma breve busca grátis do nome de sua marca no INPI é só clicar aqui.

 

Tudo certo? Ainda não, falta um ponto principal que muita gente esquece ou nem sabe que existe. No Brasil existe um órgão que regula o registro de marcas e patentes, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

 

O registro oficial só é válido se for feito pelo INPI. Só assim para você e sua empresa ficarem salvos de plágios e cópias de marcas.

 

Após  ter concluído essa fase, o passo final agora é verificar a disponibilidade de um dominio com o nome de sua marca, para ter presença online e ser uma autoridade no seu nicho de mercado um site é ferramenta essencial, é com ele que será encontrado no universo online e também é com ele que manterá contato e relacionamento com seus clientes e futuros clientes.

 

Para verificar se o nome do seu dominio está disponivel é só acessar este link

 

Além do site recomendo que crie também um blog, onde postará artigos de conteúdo relacionados a sua empresa ou a seu ramo.

 

Além disso no seu site e no seu blog, deverá haver um formulário de captura de email, onde você irá dar um brinde para seus visitantes, pode ser um ebook, um video, etc...

 

Após ter conseguido o email do visitante, começa-se um relacionamento onde você enviará uma serie de emails com conteúdo de qualidade que fala sobre o seu nicho de mercado, e após ter enviado a quarta ou quinta mensagem, você envia uma promoção de sua empresa, e assim sucessivamente.

 

Com isso você irá conquistar a confiança de seu futuro cliente, e o melhor de tudo é que tudo isso é feito de forma automatica através de um sistema chamado autoresponder, onde a sequencia de emails será programada só uma vez por você e será disparada automaticamente para todos que forem se cadastrando em sua lista, não importa quantos sejam, 10,100,1000,10000, enfim, é uma ferramenta que trabalha para você 7 dias por semana 24 horas por dia!

 

Mais dicas...

 

Não sei se você já sabe disso, mais para ter um site ou um blog na internet você vai precisar basicamente de registrar um dominio, contratar uma hospedagem, contratar um serviço de autoresponder, instalar plugins, entender de otimização entre outros detalhes.

 

Eu comecei dessa maneira, mais há pouco tempo encontrei uma solução bem mais simples para isso, trata-se de uma plataforma completa onde tenho tudo o que é preciso para qualquer negócio online de sucesso.

Com isso consegui dar vida as minhas idéias e projetos, nessa plataforma eu tenho tudo em um só lugar, inclusive um sistema de autoresponder, essa plataforma tem o preço de uma hospedagem, só que tem tudo lá dentro.

Lá você pode criar blogs responsivos (que se adaptam a qualquer formato,como celular, tablet e pc) tem centenas de modelos de sites prontos, sistema de review, integração com redes sociais, videos flutuantes, posts inteligentes e muitos, muitos outros recursos.

 

Se quiser conhecer, é só acessar clicando aqui, inclusive pode até fazer um teste grátis por 7 dias sem compromisso, e depois se quiser é só se ativar e continuar usando por mais 1 ano.

 

Gostou do artigo?

 

Deixe seu comentário abaixo, dê sua opinião, diga se já teve alguma experiência boa ou ruim com alguma ferramenta de marketing digital.

 

Sua opinião dúvida ou comentário é muito importante para que eu possa criar novos artigos com conteúdos de seu interesse.

Receba minhas melhores dicas direto em seu email.

Informe seu nome e para qual email posso enviar:

 

Nome *
Email *
Sim! QUERO RECEBER AS DICAS

 

 

 

Comentários