Frank Eler Marketing & Consultoria | Acessoria para micro, pequenos e médios empreendimentos

O QUE É UM MAPA MENTAL?

Frank Eler      quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

O QUE É UM MAPA MENTAL?

 

Segundo o inventor dessa técnica, Tony Buzan, psicólogo e escritor inglês e autor de diversos livros sobre Mapas Mentais, memória e aprendizagem, o Mapa Mental é uma ferramenta de pensamento interligada gráfica e visualmente para armazenagem, organização, priorização e geração de informações, chegando a apelidar a técnica de “canivete suíço para o cérebro”.

 

o que é mapa mental

 

Buzan ainda afirma em seu livro “Use sua Mente” que o processo de fazer Mapas Mentais imita o cérebro conectando e processando informações. Você pode criar Mapas Mentais no papel ou na tela do seu computador usando palavras-chave, imagens-chave ou estimuladores, sendo que cada uma delas vai “pegar” memórias específicas e encorajar novos pensamentos e ideias.

 

Cada estimulador de memória em um Mapa Mental é uma chave para destravar fatos, ideias e informações.

 

Esses estimuladores também permitem libertar o verdadeiro potencial de sua incrível mente.

 

Mapas Mentais ou Mapas conceituais são uma técnica extremamente eficiente, com alto poder de fixação, que permite a aprendizagem rápida com ganho ótimo na retenção dos conteúdos e ideias, bem como proporciona agilidade na lembrança e uso dos mesmos quando da realização de exercícios e provas.

 

Os Mapas Mentais são uma nova e fácil forma de anotar, registrando os conhecimentos adquiridos, ideias e conclusões


Felipe Lima & Willian DouglasA chave para a efetividade dos Mapas Mentais está em sua forma e formato dinâmicos.

 

Ele imita um célula cerebral sob o microscópio e é feito para encorajar seu cérebro a trabalhar de um modo rápido, eficiente e no estilo que ele faz naturalmente.


 Toda vez que olhamos para os veios de uma folha ou para os galhos de uma árvore, vemos os Mapas Mentais da natureza ecoando nas formas das células cerebrais e refletindo como somos criados e conectados.

 

Como nós, o mundo natural está sempre mudando e se regenerando, e tem uma estrutura de comunicação similar à nossa.

 

Portanto, um Mapa Mental é uma ferramenta de pensamento natural que se baseia na inspiração e efetividade dessas estruturas naturais.

 

Ainda segundo Tony Buzan, Mapas Mentais são particularmente adaptados para ler, revisar, anotar e planejar de forma eficiente.

 

Eles são valiosos para agrupar e ordenar informações e identificar fatos e palavras-chave de memorização de:Livros de referência, livros didáticos, jornais, internet;Seminários, conferências, apresentações, reuniões;Conteúdos de sua própria cabeça.

 

Eles ajudam a gerenciar informação de forma efetiva a aumentar seu potencial de sucesso!!!

 

No próximo post falaremos sobre como preparar e criar um MAPA MENTAL.  

 

ATÉ MAIS!!! 

Comentários